A Federação dos Trabalhadores da Indústria nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (FTIEG-TO-DF) reafirmou seu protagonismo no fortalecimento das relações de trabalho ao apoiar o III Congresso Nacional e I Internacional da Magistratura do Trabalho, realizado nos dias 28 e 30/12/2024, em Foz do Iguaçu-(PR). Reconhecido como o maior evento já promovido na área trabalhista, o Congresso reuniu juristas, magistrados e especialistas em debates que impactam diretamente o mundo do trabalho.
A presença da FTIEG no evento foi marcante e se deu por meio de sua representatividade plural. Além da participação como painelista da advogada Cristiane Fragoso Pavan. O Presidente da entidade, Pedro Luiz Viczneviski, e os advogados, Soraia Bezerra, e Pablo Vasconcelos Pavan, do escritório Fragoso & Pavan Advogados Associados, também estiveram presentes, reforçando o engajamento da FTIEG-TO-DF em discussões de grande relevância para o Direito do Trabalho.
Comentando sobre a relevância do evento, o Presidente Pedro Luiz Viczneviski destacou: “A negociação coletiva, quando firmada de forma equilibrada e representativa, funciona como um verdadeiro escudo protetor das relações de trabalho. Ela protege direitos fundamentais e fortalece a cidadania laboral, assegurando justiça e estabilidade no campo trabalhista, valores que estão no cerne das ações da FTIEG-TO-DF.”
No painel que abordou a Negociação Coletiva como Instrumento para a Efetivação dos Direitos Fundamentais, Cristiane Fragoso Pavan reforçou que a negociação coletiva é mais do que um direito fundamental do trabalhador: é um instrumento essencial para a proteção de outros direitos constitucionais. Sob a liderança do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues, Presidente da Comissão Científica do Congresso, o painel promoveu um rico debate sobre como os instrumentos coletivos refletem a realidade vivenciada por empregadores e empregados, tornando-se a melhor forma de regular as relações laborais.
A participação ativa de seus representantes reforçou a posição da FTIEG-TO-DF como uma das entidades mais relevantes na construção de um futuro mais justo e equilibrado para as relações de trabalho no Brasil. O Congresso não apenas consolidou sua magnitude como evento histórico, mas também evidenciou a força e o comprometimento da FTIEG-TO-DF em estar lado a lado com os protagonistas do mundo do trabalho, sempre buscando soluções reais e conectadas às necessidades de todos os envolvidos.
CFP